Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2010

Chevy Nova - Pequeno notável





Na década de 60 a Chevrolet lança um veículo que para mim está muito a frente do seu tempo. Era um carro médio com uma gama de opções de carrocerias que atendia ao público em geral. Hoje seu sucesso é maior que quando do seu lançamento, durante sua existência não fez um sucesso tão grande quanto mereceria, mas também, teve no meio de sua trajetória um oponente de peso que foi o Ford Mustang. Aí, não precisamos nem falar que mais uma vez a Ford acabou com os planos da concorrente que até hoje vem tentando sobreviver mesmo tendo bons projetos e produtos. É evidente que a Ford sempre tem uma estratégia melhor que a Chevrolet e por isso seus carros sempre serão os mais vendidos e cultuados. O Chevy Nova foi lançado em 1962 e permaneceu com esta carroceria "pequena" até 1967, passando no ano seguinte a trazer um modelo que mais se aproximava dos muscle cars. Neste post, quero falar apenas desta primeira série do veículo que vinha equipado com dois tipos de motorização, uma 6 cilindros em linha e um v8 de bloco pequeno, os dois bastante eficientes e de simples manutenção para a época. No lançamento foi possível os consumidores escolherem entre 5 versões disponíveis, eram elas: conversível, sedan quatro portas, sedan duas portas, coupê sem coluna (hardtop) e wagon. O conversível ficou disponível apenas até o ano de 1964, deixando órfãos aqueles que podiam ter um veículo relativamente pequeno de capota retrátil e de baixo custo. Em 65 ele sofreu pequenas modificações reestilizando-se as lanternas, grade e parachoques ficando "feio" ou sem graça mesmo. Em 1966 ele já muda um pouco mais o design da carroceria, das lanternas, da grade e aí sim, fica com uma "cara mais agressiva", o que para mim, torna-se o desenho mais bonito do carro. Em post seguinte, falaremos do modelo lançado em 1968 que nasceu bonito e morreu feio por causa das exigências legais de segurança.

Um comentário:

  1. Desses eu ñ gosto muito não, parecem canoas!
    Prefiro carros hatch (sem bunda), compactos e bons de motor ...

    ResponderExcluir