Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Nei Lisboa

Nei Lisboa é um dos maiores compositores do país, gaúcho da melhor qualidade. Suas músicas tem alicerces na MPB e no rock tendo elegância poética, malícia e ironia na medida certa.  Ouvir um disco seu é deleite certo para uma manhã de sol na sacada com uma xícara de café em uma das mãos e na outra um "intervalo".
Engenheiros do Hawaii bebeu muito desta fonte para fazer seu primeiro disco. Depois, sairam de órbita e quiseram alçar vôos mais altos fazendo aquelas "asneiras" de músicas nos dicos seguintes. A conclusão todos já sabem ....
O disco "Noves Fora", da primeira foto, é peça básica para quem pensa em ao menos se arriscar em querer conhecer um pouco de música boa. 
Sempre muito polêmico. Isto se deve a sua genialidade e inteligência. Também, não é fácil ter que conviver com uma massa que sequer tem um pouco de conhecimento de poesia ou está interessada em saber da sua própria cultura. Qualquer adolescente urbano medianamente esclarecido deve saber quem é Nei Lisboa.
Babado: Você deve estar pensando! Sobrenome Lisboa, Gaúcho. Qual o seu parentesco com a atriz Mel Lisboa? Pois é, uns dizem que sim e outros que não. Mas alguns até chegaram a falar que "pai é o que cria" ... Dúvida!

aqui transcrevo a letra da música "Telhados de Paris", para mim uma das mais bonitas ...

Venta
Ali se vê
aonde o arvoredo inventa um ballet
Enquanto invento aqui pra mim
Um silêncio sem fim
Deixando a rima assim
Sem mágoas, sem nada
Só uma janela em cruz
E uma paisagem tão comum
Telhados de Paris
Em casas velhas, mudas
Em blocos que o engano fez aqui
Mas tem no outono uma luz
Que acaricia essa dureza cor de giz
Que mora ao lado e mais parece outro país
Que me estranha mas não sabe se é feliz
E não entende quando eu grito
O tempo se foi
Há tempos que eu já desisti
Dos planos daquele assalto
De versos retos, corretos
O resto da paixão, reguei
Vai servir pra nós
O doce da loucura é teu, é meu
Pra usar a sós
Eu tenho os olhos doidos, doidos, já vi
Meus olhos doidos, doidos, são doidos por ti

Passou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário