Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Educação


Recebí esta mensagem e achei muito interessante, razão pela qual peço licença ao autor para transcrevê-la omitindo os sobrenomes.

O Ser Humano e a Educação!

Nós não nascemos prontos. Tem uma frase simplista que diz que quanto mais uma pessoa vive mais velha fica. Além de enxergar aí apenas o óbvio da parte física, e isso, depois de vários anos de vida, é apenas uma ilusão.
Caso assim fosse, uma pessoa teria que nascer pronta e daí ir se gastando. Este é o caso de uma geladeira, de um fogão, uma televisão ou um carro... Não de um ser humano.
Fogão, sapato ou geladeira nasce pronto e vai se gastando... Gente nasce não pronta e vai se fazendo. Sutil diferença.
Eu, Leonardo em 2010 sou a minha mais nova edição! Aprendi isso assistindo um vídeo do meu colega Mário.
Sou um novo Leonardo em 2010, mas não sou inédito. Para ser inédito eu teria que ser o que nunca fui. Mas eu sou novo, estou renovando o aprendizado e melhorando minha relação com a vida naquilo que quero ser.
Aprendo a cada dia a importância da humildade. Ao contrário, o arrogante acha que ele já está pronto. Ora, nós nunca estamos prontos.
Talvez resida aí o problema dos jovens e crianças de hoje que confundem, achando que desejos sejam direitos. Esta nova geração é única, acha que se ela quer, tem o desejo, você como pai, mãe, tutor, educador tem obrigação de dar o que ela quer. Um absurdo!
E se você não der, a criança acha que você não gosta, que vai pegar depressão, que vai fugir, fazer besteira e daí, pelo lado prático da besteira, caminho mais fácil, você cede aos desejos da criança, do jovem e o presenteia.
Acaba de estragar a possibilidade da construção de um ser humano melhor para a vida, para o trabalho, para a família e para a sociedade.
Haja confusão mental e emocional. Os pais compram um par de tênis que custa o mesmo valor de dois pneus do carro. A justificativa é que os jovens são consumistas.
Papai vai sair para ganhar dinheiro. Mamãe vai sair para ganhar dinheiro. Este eles conhecem desde pequeninos digitando sua senha no caixa eletrônico e saem felizes da vida. Esta é a relação que tem. Não conhecem o processo anterior. Eu imagino que tem criança achando que leite deve dar em torneira ou algo parecido, nunca viu uma vaca.
É igual à relação de antigamente entre professor e aluno que hoje é regida mais pelo código do consumidor. O menino hoje aponta o dedo para o professor e diz que paga o salário dele com a sua mensalidade ou impostos. Como se fosse uma relação estritamente comercial.
O mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito dos filhos que vamos deixar para este mundo. Verdade nua e crua.
Outro dia ouvi uma moça universitária dizer que já havia aprendido a cozinhar. Perguntei o que já sabia fazer. Ela me respondeu séria: Miojo. Pensei que estava brincando, mas estava falando a verdade.
Ela acha que cozinhar era uma coisa de três minutos. Assim com a vida de hoje, amor de miojo, namoro de miojo, sexo de miojo, estudo de miojo, tudo de miojo, tudo fast.
Estes dias ouvi o Cortella dizer que o inventor do Miojo havia morrido com 94 anos de idade e que fizeram três minutos de silêncio em homenagem a ele.
Por isso, educação ainda é o grande filtro da humanidade e deve-se passar por ele para depurar o pensamento, a consciência, a moral, a ética, a motivação, as atitudes... A vida em geral poderia ser muito melhor.

Um comentário:

  1. Educar filhos dá trabalho. Infelizmente hj os pais deixam essa tarefa em segundo ou terceiro plano. Muitos tercerizam os filhos para professores, tutores, avós e etc.... ou acreditam que a educação, moral e ética virão num passe de mágica, grátis.Paga-se um preço carro pq essa omissão custa caro. Terão filhos que provavelmente tbém os tercerizarão (asilo) na velhice. Temos que resgatar o bom hábito e voltar a educar nossos filhos como faziam nossos avós.

    ResponderExcluir